sexta-feira, 31 de julho de 2009

CHICO MENDES



O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, de personalidade jurídica e direito privado, regida por estatuto e disposições legais pertinentes. O Instituto tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação. O Instituto Chico Mendes eleva o nome de um defensor pioneiro destes princípios, Francisco Alves Mendes Filho.
A representação do Instituto Chico Mendes que está sendo instalada em Parnaíba, no litoral do Piauí tem como Dirigente a Professora Maria Conceição Soares Meneses Lage, nomeada em 20.05, possui vasto currículo na área de Arqueologia sendo uma profissional competente para assumir tal função. Conceição Lage é Doutora em Arqueometria pela Université de Paris I - Sorbonne
Professora da Universidade Federal do Piauí - Departamento de Química, dentre outras.
Segundo Romildo Mafra, Ainda não foi marcada a data da posse, estamos vendo isso, mas esperamos que com essa nomeação as coisas andem mais fácil”, disse.

INPRA – Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes

Funcionará em Parnaíba e o instituto terá jurisdição, além do Piauí, também os Estados do Maranhão, Ceará e parte do Tocantins.
“Já estamos marcando a data para a posse”, disse Mafra. O órgão será responsável pela conservação de parques ambientais nos quatro estados e sua sede funcionará na cidade de Parnaíba. “O município foi escolhido porque engloba mais unidades de conservação em sua volta”.
De acordo com Romildo Mafra, o Ibama agora ficará apenas com as atividades de fiscalização, licenciamento, combate aos incêndios e educação ambiental.
O órgão será responsável pela conservação de parques ambientais nos quatro estados. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a regional do Piauí incluiria apenas Sete Cidades, Floresta Nacional, Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta, APA do Ibiapina, Jericoacoara, Lençóis Maranhenses, Reserva Extratificada e Projeto Peixe-Boi, portanto excluindo a região Sul, que ficaria sob a responsabilidade de outra regional
Segundo a professora Conceição Lages, a região Sul terá mais de 2 milhões de hectares de área de preservação e cerca de R$ 20 milhões serão investidos nos Parques Nacionais até o próximo ano. Lá estão situados os Parques Nacionais das Serras da Capivara e Confusões, e das nascentes do Rio Parnaíba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário